O que a Coca-Cola vende?
A Coca-Cola é líder de mercado há mais de um século. Foram inúmeras as campanhas marcantes como “Abra a felicidade”, “O lado coca-cola da vida” e “coca-cola é para todos”. A marca está associada à felicidade, bem-estar, amizade, empatia. E é isso que a empresa vende, e não refrigerantes.
Essa é uma das estratégias de posisionamento de marca. Existem três principais estratégias. Para entender melhor, primeiro vamos entender o que é posicionamento.
Posicionamento de marca é a posição que uma empresa ocupa na percepção do consumidor num determinado mercado. E a posição será determinada de acordo com a sua estratégia baseada em três fundamentos: seu público-alvo (persona), segmento e vantagem competitiva do seu produto ou serviço. Por exemplo, se sua empresa tem como cliente outras empresas (B2B), investir em marketing no instagram ou facebook não é a melhor estratégia. O LinkedIn faz muito mais sentido e alcançará o público-alvo.
Uma vez que foi definido o público-alvo, o segmento e as vantagens competitivas da sua empresa, é hora de escolher a estratégia mais adequada.
A primeira delas é conhecida como liderança e tem como foco os produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Aqui, a premissa é de que o cliente valoriza a inovação contínua, a funcionalidade e a qualidade do produto. Empresas como a Apple, Sony e Embrapa utilizam essa estratégia de marketing.
A segunda é a excelência operacional, também conhecida como custo-benefício. Em muitos mercados, principalmente onde existe grande concorrência, o preço ainda é mais valorizado pelos consumidores. Esta estratégia se aplica muito nos segmentos de produção em massa onde a palavra-chave é padronização. Podemos citar aqui empresas como Computador Positivo e Hotel Formula 1.
A terceira estratégia é chamada de intimidade com o cliente. O relacionamento com o cliente, desde a pré até a pós-venda é muito valorizado. Estar disponível, responder dúvidas e colocar a satisfação do cliente acima de tudo é a chave para o sucesso desse tipo de planejamento estratégico. O pressuposto é que valor para o cliente é relacionamento, soluções e serviços customizados. Empresas como IBM e Hotéis Mariott utilizam essa estratégia.